top of page

FILMES DA HISTÓRIA

Schindler's List

Steven Spielberg

Schindler's List, é um filme norte-americano de 1993 sobre Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los na sua fábrica. O filme foi realizado por Steven Spielberg e escrito por Steven Zaillian, baseado no romance Schindler's Ark, escrito por Thomas Keneally. É protagonizado por Liam Neeson, Ben Kingsley e Ralph Fiennes.

Schindler's List, foi um sucesso de bilheteira e vencedor de sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador (Spielberg), como também muitos outros prémios (incluindo 3 Globos de Ouro e 7 BAFTAs). Em 2007, o American Film Institute elegeu Schindler's List como o oitavo melhor filme americano da história. É considerado pela crítica especializada como um dos melhores filmes da história.

2001: A Space Odyssey

Stanley Kubrick

2001: A Space Odyssey, é um filme anglo-americano de 1968 dirigido e produzido por Stanley Kubrick, co-escrito por Kubrick e Arthur C. Clarke e baseado no livro homónimo do próprio Arthur. O filme lida com os elementos temáticos da evolução humana, existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre.

O filme é memorável pela banda sonora, resultado da associação feita por Kubrick entre o movimento de satélites e os dançarinos de valsas, o que o levou a usar a valsa Danúbio Azul, de Johann Strauss II, e o famoso poema sinfónico de Richard Strauss, Also Sprach Zarathustra, para mostrar a evolução filosófica do Homem, teorizado no trabalho de Friedrich Nietzsche de mesmo nome.

Apesar de ter sido recebido inicialmente de forma mista, 2001: A Space Odyssey é actualmente reconhecido pela crítica e pelo público como um dos maiores e mais influentes filmes. Foi indicado para quatro Oscars nas categorias de melhor diretor, melhor direção de arte, melhores efeitos visuais e melhor argumento original, apesar de ser adaptado do livro de Arthur C. Clarke, e recebeu um Oscar por melhores efeitos visuais. Em 1991, foi considerado, cultural, histórica e esteticamente significante, pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no National Film Registry.

E.T. the Extra-Terrestrial

Steven Spielberg

E.T. the Extra-Terrestrial, é um filme norte-americano de 1982, dentro do género de ficção científica e drama, realizado por Steven Spielberg. É considerado um dos maiores sucessos de bilheteira de toda a história do cinema, sendo o segundo filme a ultrapassar a marca 700 milhões de dólares depois de Star Wars. Foi a maior sucesso de bilheteira da história do cinema (sem correcção da inflação) durante onze anos até ser derrubado por Jurassic Park (outro filme de Spielberg) em 1993.

The Godfather - Part II

Francis Ford Coppola

The Godfather Part II, é um filme norte-americano de 1974 dirigido por Francis Ford Coppola. É uma sequência do filme The Godfather, de 1972, ambos com argumento baseado em romance de Mario Puzo. O filme é protagonizado por Al Pacino, Robert Duvall, Diane Keaton e Robert De Niro.

The Godfather Part II, recebeu onze indicações para o Oscar, ganhou em seis categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Director (Coppola), Secundário (De Niro) e Melhor Argumento Adaptado (Coppola e Puzo), e tornou-se a primeira sequência a ganhar na categoria de Melhor Filme. O filme foi considerado cultural, histórica e esteticamente relevante e foi selecionado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no National Film Registry.

Casablanca

Michael Curtiz

Casablanca, é um filme norte-americano de 1942 realizado por Michael Curtiz. É um drama romântico que decorre na cidade marroquina de Casablanca sob o controlo do da França de Vichy. O filme é baseado na peça Everybody Comes To Rick's de Murray Burnett e Joan Alison. Os protagonistas são Humphrey Bogart no papel de Rick Blaine e Ingrid Bergman como Ilsa Lund.

 

Teve uma grande estreia, mas não foi espectacular. Entretanto, ganhou popularidade com o passar do tempo e esteve sempre nas listas dos dez melhores filmes. A crítica elogiou a performance carismática de Bogart e Bergman e a química entre estes, assim como, a profundidade das caracterizações, a intensidade da realização, a sagacidade do argumento e do impacto emocional do trabalho como um todo. Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, Casablanca ganhou vários Oscars da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943.

Pulp Fiction

Quentin Tarantino

Pulp Fiction, é um filme norte-americano de 1994, escrito e realizado por Quentin Tarantino, baseado num argumento escrito por ele e por Roger Avary. O título é uma referência às revistas Pulp, populares durante a metade do século XX e caracterizadas pela sua violência gráfica, conhecido pelos seus diálogos ricos e ecléticos, com uma mistura irónica de humor e violência, com uma narrativa não-linear e uma série de alusões a outras produções cinematográficas e referências à cultura Pop.

 

Pulp Fiction, foi indicado para sete Oscars, incluindo de Melhor Filme e Tarantino e Avary ganharam o prémio de Melhor Argumento Original. Venceu, igualmente, a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1994. Foi um sucesso comercial e de críticas, Pulp Fiction, revitalizou a carreira do seu protagonista, John Travolta (o qual recebeu uma indicação para o Oscar de Melhor Actor), assim como os co-protagonistas Samuel L. Jackson (indicado para o Oscar de melhor actor secundário) e Uma Thurman (indicada para o Oscar de melhor actriz secundária).

The Shawshank Redemption

Frank Darabont

The Shawshank Redemption, é um filme norte-americano, escrito e realizado por Frank Darabont e lançado em 23 de setembro de 1994. O filme é protagonizado por Tim Robbins e Morgan Freeman, e baseado na novela "Rita Hayworth and Shawshank Redemption", de Stephen King.

 

The Shawshank Redemption, teve uma fraca recepção nos cinemas, obtendo apenas 3 milhões de dólares de lucro em relação ao orçamento. Apesar disso, foi aclamado pela crítica e pelo público, obtendo múltiplas indicações para prémios, além da inclusão na lista dos melhores filmes dos Estados Unidos da América do American Film Institute.

 

A 1995 (EUA) foi indicado para as categorias de: Melhor Filme, Melhor Actor (Morgan Freeman), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Banda Sonora.

Citizen Kane

Orson Welles

Citizen Kane, é um filme norte-americano de 1941, realizado, escrito, produzido e protagonizado por Orson Welles. É considerado uma das obras-primas da história do cinema sendo, particularmente, elogiado pela sua inovação na música, fotografia e estrutura narrativa. Foi lançado pela RKO Pictures.

 

Foi o primeiro filme de Welles a ganhar um Oscar de melhor argumento original escrito por Herman J. Mankiewicz e pelo próprio Welles. Este seria o único Oscar alcançado pelo Orson Welles ao longo da sua carreira, com a excepção do Óscar Honorário de 1970. Ele também esteve entre os candidatos para o Oscar em outras oito categorias: filme, realizador, actor, direcção de arte, fotografia, banda sonora, som e montagem.

The Wizard of Oz

Metro-Goldwyn-Mayer

The Wizard of Oz, é um filme norte-americano de 1939, produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer. É baseado no livro infantil de L. Frank Baum, no qual Dorothy é capturada por um tornado no Kansas e levada para uma terra fantástica de bruxas, de leões covardes, de espantalhos que falam e de muito mais. Protagonizado por Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Jack Haley, Bert Lahr, Billie Burke e Margaret Hamilton.

Mesmo não sendo o primeiro filme produzido em Technicolor (como muitos acreditam), o filme The Wizard of Oz, faz um uso notável da técnica, as sequências no Kansas possuem um preto-e-branco com tons acastanhados, enquanto as cenas em Oz recebem as cores do Technicolor. Também é considerado, cultural, histórica, visual e esteticamente relevante, pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e foi selecionado para ser preservado no National Film Registry em 1989. Over the Rainbow foi apontada pelo American Film Institute como melhor canção de cinema da história na lista das melhores canções de filmes dos Estados Unidos da América. The Wizard of Oz, é uma das maiores obras-primas da História do Cinema.

The Godfather

Francis Ford Coppola

The Godfather, é um filme norte-americano de 1972, realizado por Francis Ford Coppola, baseado no livro de Mario Puzo. O filme é protagonizado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard Castellano, Robert Duvall, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte e Diane Keaton. O filme conta a história da família mafiosa Corleone, de 1945 até 1955. Teve duas sequências: The Godfather: Part II, em 1974; e The Godfather: Part III em 1990.

The Godfather, foi indicado para dez Oscars e venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado (Coppola e Puzo) e Melhor Actor (Marlon Brando). Também é considerado, cultural, histórica e esteticamente relevante, e seleccionado pela Biblioteca do Congresso para ser preservado no National Film Registry. O American Film Institute apontou-o como o melhor filme de gangsters de todos os tempos e o segundo melhor filme da história na Lista dos melhores filmes dos Estados Unidos da América.

Please reload

bottom of page