top of page

IRMÃOS LUMIÈRE

Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon, 19 de outubro de 1862Lyon, 10 de abril de 1954) e Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864Bandol, 6 de junho de 1948), os irmãos Lumière, são considerados os pais do Cinema, por serem os inventores do cinematógrafo (cinématographe).

A primeira projecção pública de apresentação ocorreu a 28 de Dezembro de 1895 na primeira sala de cinema do mundo, o Eden, que ainda existe, situado em La Ciotat, no sudeste da França. Contudo, a verdadeira divulgação do cinematógrafo, com boa publicidade e entradas pagas, teve lugar em Paris, no Grand Café, situado no Boulevard des Capucines. O programa incluía dez filmes. A sessão foi inaugurada com a projecção de La Sortie de l'usine Lumière à Lyon (A Saída da Fábrica Lumière em Lyon). Méliès esteve presente e interessou-se logo pela exploração do aparelho.

Os irmãos Lumière fizeram uma digressão com o cinematógrafo, em 1896, visitando Bombaim, Londres e Nova Iorque. As imagens em movimento tiveram uma forte influência na cultura popular da época: L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat (Chegada de um Comboio à Estação da Ciotat), filmes de actualidades, Le Déjeuner de Bébé (O Almoço do Bebé) e outros, incluindo alguns dos primeiros esboços cómicos, como L'Arroseur Arrosé (O "Regador" Regado).

bottom of page